Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil
Criado pelas Edições SM, o prêmio é considerado o maior prêmio para textos inéditos dirigidos a jovens leitores no Brasil.
Regulamento:
http://www.edicoessm.com.br

Concurso Internacional de Literatura - UBE
Ainda com a ressonância do JUBILEU DE OURO recém-comemorado (1958/2008), a União Brasileira de Escritores (UBE-RJ) concederá, em 2009, o Prêmio Monteiro Lobato para Literatura Infantil e Juvenil.
Maiores informações:
http://www.ube.org.br/lermais_materias.php?cd
_materias=2967

VIII Prêmio Livraria Asabeça 2009
A Livraria e Loja Virtual Asabeça organiza anualmente o Prêmio Literário Livraria Asabeça, categorias Poesia, Contos/Crônicas e Infantil, com apoio da Scortecci Editora, para autores brasileiros, maiores de 16 anos, residentes ou não no Brasil. O tema é livre. O Prêmio tem por objetivo descobrir novos talentos e promover a literatura brasileira. Inscrições somente pela Internet. Mais informações com NOELE ROSSI pelo telefone: (11) 3032-8848.

I Concurso Nacional de Fábulas
Outro concurso da Litteris. Dessa vez a editora promove um concurso de fábulas, com textos de até 30 linhas.
A fábula é uma narrativa alegórica ou inverossímil, em prosa ou verso, cujos personagens são geralmente animais e a conclusão, com fundo didático, tem uma lição moral. A maior característica desse gênero é a apresentação direta das virtudes e defeitos do caráter humano, ilustrados pelo comportamento antropomórfico dos animais. A fábula é composta em duas partes: a narrativa (onde aparecem as imagens, o corpo dinâmico e figurativo da ação) e a moralidade (exposição de conceitos ou noções gerais da verdade a ser transmitida aos leitores).

Maiores informações:
http://www.litteris.com.br

I Prêmio Letrinhas Infantis
A Litteris está promovendo o I PRÊMIO LETRINHAS INFANTIS, que receberá obras no gênero prosa e verso infantil. A obra, que deverá ser inédita (nunca publicada), terá que ser escrita em Times New Roman, corpo 12, entrelinhamento duplo, com MÍNIMO 45 linhas (uma lauda e meia) e o MÁXIMO de 90 linhas (três laudas).
As obras, que poderão ser inscritas GRATUITAMENTE até o dia 31 de dezembro de 2008, devem ser enviadas por uma das três formas: (1) pelo e-mail concursos@litteris.com.br (caso você não consiga enviar pelo formulário); (2) para a sede da Editora, na Av. Presidente Vargas, 962/1411 - Centro - 20071-002- Rio de Janeiro - RJ (válido carimbo postal); ou (3) para a Caixa Postal 150 - 20001-970 - Rio de Janeiro - RJ (válido carimbo postal). Ao enviar suas obras por correio, envie junto o seu nome completo, pseudônimo, endereço de correspondência e telefone de contato.
Como premiação, o ganhador do I PRÊMIO LETRINHAS INFANTIS irá receber a edição da obra premiada em 300 (trezentos) exemplares, tendo como opção lançá-la na Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro de 2009, além de um troféu, um certificado de participação.

Maiores informações:
http://www.litteris.com.br

Prêmio Carioquinha de Literatura
O Prêmio Carioquinha de Literatura, que funciona como incentivos à produção da literatura infantil no Rio de Janeiro, têm por finalidade selecionar duas obras de literatura infantil, que tenham como personagens ou cenário a cidade do Rio de Janeiro. Os trabalhos são avaliados pela originalidade na abordagem do tema, a fluência narrativa e a qualidade do texto. O edital do concurso é normalmente publicado no D.O. Rio em junho/julho, e o resultado sai em meados de outubro. A premiação consiste na edição dos textos em livro e em sua distribuição para bibliotecas e instituições afins.

Concurso Nacional João-de-Barro
O Concurso Nacional João-de-Barro, dedicado a obras inéditas da literatura infantil e juvenil, é promovido desde 1974 pela Prefeitura de Belo Horizonte. Uma de suas peculiaridades é a formação de dois júris distintos, sendo um adulto, composto por três especialistas em literatura infantil ou juvenil, e outro integrado por 11 alunos do Rede Pública de Belo Horizonte. Ao longo dos 32 anos de existência, o João-de -Barro premiou diversos autores de destaque da literatura infantil e juvenil, como Ângela Lago, Léo Cunha, Stella Maris Resende, Fernando Jorge Uchôa, Antônio Barreto , Rita Espechit, Atílio José Bari, Marcos Araújo Bagno, Rosa Amanda Strausz, Ângela Leite, entre outros.
Regulamento:
http://www.pbh.gov.br/cultura

Prêmio Jabuti
Desde 1959 premiando os melhores talentos da literatura brasileira, o Prêmio Jabuti é outorgado à 20 categorias (incluindo Melhor Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil, Melhor Livro Infantil e Melhor Livro Juvenil), podendo concorrer apenas obras inéditas, editadas no Brasil, entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de cada ano anterior.
Site:
http://www.premiojabuti.org.br

Prêmio FNLIJ
(Fundação do Livro Infantil e Juvenil)
1974 foi o ano do primeiro prêmio dado pela FNLIJ. Em 1978, 2 categorias passaram a ser premiadas, criança e jovem. Em 1981 somou-se a elas imagem e em 1988, tradução. Hoje são 13 prêmios, sendo que o Prêmio FNLIJ Monterio Lobato para Tradução ou Adaptação é dividido entre criança, jovem, informativo e reconto.
Relação de Prêmios/Categorias:
Prêmio FNLIJ Ofélia Fontes - O Melhor Livro para a Criança
Prêmio FNLIJ Orígenes Lessa - O Melhor Livro para o Jovem
Prêmio FNLIJ Luís Jardim - O Melhor Livro de Imagem
Prêmio FNLIJ Monteiro Lobato - Tradução ou Adaptação
Prêmio FNLIJ Malba Tahan - O Melhor Livro Informativo
Prêmio FNLIJ Odylo Costa, filho - O Melhor Livro de Poesia
Prêmio FNLIJ Gianni Rodari - O Melhor Livro Brinquedo
Prêmio FNLIJ Cecília Meirerles - O Melhor Livro Teórico
Prêmio FNLIJ Figueiredo Pimentel - O Melhor Livro Reconto
Prêmio FNLIJ Henriqueta Lisboa - O Melhor Livro de Literatura em Língua Portuguesa
Prêmio FNLIJ - A Melhor Ilustração
Prêmio FNLIJ - O Melhor Projeto Editorial
Prêmio FNLIJ - Revelação Escritor

Site:
http://www.fnlij.org.br

Concurso Literário Firjan
A Firjan, por intermédio da Fábrica de Livros do Senai-RJ, promoveu seu concurso literário para autores de obras dos gêneros romance, poesia, contos e crônicas, infanto-juvenil, além de textos acadêmicos, como ensaios, teses, monografias e dissertações. O Concurso deverá ser anual.
Informações: (21) 3978-5300
ou pelo email flivros@terra.com.br.

Site:
http://www.ube.org.br/secao.php?id=93